Bill & Tip Blogue

Métodos de venda. Parte 1

Métodos de venda
Em publicações anteriores, partilhámos ferramentas relacionadas principalmente com as normas de serviço ao cliente. Assim, nas próximas publicações, propomos analisar o que isto significa na prática para um empregado de mesa.

Guie o cliente através do menu

Normalmente, o menu de um restaurante tem secções. Isto é conveniente para os clientes, facilitando a navegação e a escolha de alimentos e bebidas. Utilize isto para se tornar um guia para o cliente e ajudá-lo a fazer uma escolha, centrando-se nas preferências e gostos de um determinado cliente.

Utilizar o aceno de cabeça de Sullivan

Quando recomendar alimentos ou bebidas, acene com a cabeça. Quando acena com a cabeça, faz com que o convidado pense que quer experimentar essa bebida ou prato em particular.

Utilizar "correntes" ao oferecer alimentos e bebidas

Aceitar um pedido do cliente, quando o empregado de mesa oferece um prato ou uma bebida,
"agarrar-se" à escolha anterior do cliente.

Exemplo:
- Se quer sobremesa, então é claro que quer tarte de creme de Boston! E, já agora, recomendo que se sirva de uma bola extra de gelado de baunilha. A combinação de biscoitos e gelado é incomparável! E, já agora, a tarte de natas saberá melhor com uma chávena de cappuccino. Podemos adicionar xarope de baunilha ou de chocolate ao café!

Do mesmo modo, podemos recomendar bebidas alcoólicas aos convidados em ligação com determinados grupos de pratos.

Método de espinha de peixe

Este é um modelo de aceitação do pedido de um cliente - uma das variações do método "de correntes". Este é um modelo de aceitação de um pedido de um cliente, em que o empregado de mesa, fazendo perguntas, guia o cliente através do menu, determinando as suas preferências em termos de pratos e bebidas. Basta fazer perguntas para conhecer os gostos do cliente e seguir estas regras:

  • não fazer mais de 5 perguntas;
  • o diálogo não deve durar mais de 1 minuto;
  • é necessário utilizar uma pergunta alternativa "ou";
  • "Herringbone" termina sempre com uma apresentação colorida.

Exemplo:
- Quer almoçar ou lanchar?
- Comer um almoço saudável.
- Queres sopa ou um dos pratos principais mais agora?
- Pratos quentes.
- O prato quente é à base de carne de porco, frango ou vaca?
- Gosto de carne de vaca.
- Então posso oferecer-lhe o bife Ribeye - carne muito suculenta cozinhada à sua escolha, servida com batatas aromáticas, ervas aromáticas e legumes.

Sugerir numa forma positiva, excluir a partícula "não"

Ao utilizar este artigo, uma pessoa, regra geral, recusa algo. Além disso, é frequentemente associado a algo negativo. Pense na sua primeira reação à pergunta:

- Não gostarias de...?
- Não, não quero!

Tente de outra forma:
- Posso oferecer-lhe outro copo de vinho? Além disso, temperado com um "aceno de Sullivan", e verá que o convidado não conseguirá resistir.

Ao oferecer, utilizar ferramentas para "adaptar" ao hóspede

  • Falar a língua do hóspede, utilizando as suas palavras características;
  • Utilizar um ritmo de discurso que seja aceitável para o hóspede;
  • Ajustar o volume de som a um nível confortável para o cliente;
  • Cuidado!

Estas ferramentas permitem-lhe estabelecer uma compreensão mútua com o hóspede e estabelecer um contacto mais próximo sem violar o seu espaço pessoal.

Não indique todo o menu

Ofereça uma escolha de vários pratos ou bebidas em específico. Temos a certeza de que o seu menu é variado e que a sua memória é brilhante! Mas não é necessário enumerar tudo o que existe. É mais eficaz oferecer ao convidado vários pratos à escolha, tendo estudado previamente os seus gostos.

Utilize frases como:
- "Recomendo-vos vivamente" ou "Os convidados adoram (este prato)" e assim por diante

Escolha sem escolha

O essencial é oferecer ao hóspede opções com uma escolha que lhe convenha antecipadamente e que melhor se adapte ao pedido do hóspede.

Por exemplo:
- Prefere molho "cremoso" ou "de tomate"?
- Quer repetir o vinho agora ou mais tarde?
- Quer repetir a mesma cerveja ou experimentar uma diferente?

Utilizar o "princípio do primeiro e último"

Acredita-se que uma pessoa se lembra mais frequentemente das primeiras e últimas coisas de uma conversa. Por isso, se precisar de vender um prato ou uma bebida específica, comece por aí (incluindo ao descrever a comida/bebida). Desta forma, irá colocar os acentos corretos.

Por exemplo:
- Temos muitas sobremesas: "Bolo de chocolate e nozes", "Tarte de creme de Boston" e "Cheesecake". Fantástico "Bolo de chocolate e nozes"! Nenhum dos convidados ficou indiferente a ele!

Comece hoje mesmo a utilizar os métodos recomendados e o Bill&Tip ajudá-lo-á a acompanhar a dinâmica das suas gorjetas não monetárias. Antes de sair a próxima publicação sobre métodos de venda, há um tempinho que não deve ser perdido😉


A cuidar de si e do seu negócio,

Equipa Bill&Tip.

Para saber mais sobre o sistema de gorjetas Bill&Tip ou solicitar uma consulta à nossa equipa, basta seguir esta ligação.

powered by studio351.pt
Restaurantes, Cafés, Bars