Bill & Tip Blogue

Que gorjeta deves dar? Gorjetas em Portugal e noutros países

Cultura da gorjeta em Portugal e noutros países
Olá!

Sabem de onde vêm as gorjetas e se é necessário dar gorjeta em todos os países? No artigo de hoje, vamos descobrir que papel desempenha o dinheiro das gorjetas, que impacto tem no pessoal e nos visitantes e como a atitude em relação às gorjetas difere de país para país.

O que é uma gorjeta e de onde vem?

No sentido comum, a palavra "gorjeta" significa dinheiro dado por um pequeno serviço para além do suposto.
Não se sabe qual é a origem do conceito, mas a maioria dos investigadores está inclinada a acreditar que surgiu em Inglaterra. As principais versões são três:

  • Versão 1. Assustadora.
Alegadamente, na Idade Média, antes da execução, a futura vítima ou os seus familiares inconsoláveis pagavam ao carrasco para que este fizesse o seu trabalho da melhor forma possível. Este dinheiro era chamado de "dinheiro da garganta".

  • Versão 2. Linguística.
A palavra pode derivar de uma linguagem criminosa secreta na Grã-Bretanha do final do século XVI e início do século XVII, em que "to tip" significava "descolar, dar a alguém uma parte de". No início do século XVIII, entrou no inglês literário com o significado de "partilhar, dar algo pequeno".

  • Versão 3. mundana.
Consiste no facto de o conceito ter surgido no século XVI, quando os ingleses deram origem à tradição de beber chá - o famoso five o`clock. Se os convidados pernoitassem em casa do anfitrião, deixavam dinheiro aos seus criados para o chá e os biscoitos.
É interessante verificar que, nalguns países, a prática da gorjeta era a base da restauração pública e os empregados não tinham qualquer salário. Era o único dinheiro que estavam a ganhar. Tinham de dar parte das suas gorjetas ao patrão.

Porque é que os clientes deixam gorjetas?

Hoje em dia, as gorjetas são normalmente deixadas em restaurantes (gorjetas em restaurantes), hotéis, salões de beleza, táxis, músicos e anfitriões de férias, guias turísticos. Muitas aplicações móveis têm uma função "Adicionar gorjeta" para taxistas ou estafetas.

Pode haver muitas razões para deixar uma gorjeta a um cliente. Desde a boa disposição e um dia de sol até ao desejo de demonstrar a sua generosidade.
As razões mais óbvias pelas quais um cliente pode deixar uma recompensa, por exemplo, num restaurante são:

  • o sabor e a apresentação original dos pratos;
  • serviço atencioso, rápido e profissional;
  • o ambiente confortável do estabelecimento.

Existem também serviços não óbvios, pelos quais o cliente é suscetível de recompensar aquele que lhe prestou atenção. Por exemplo: ofereceu ao hóspede a possibilidade de carregar o telemóvel, tomou conta das crianças, ajudou o turista a orientar-se na cidade, sugeriu locais e pontos turísticos interessantes. Não só as gorjetas da equipa dependem de uma atitude tão cordial, mas também a possibilidade de os clientes voltarem ao restaurante. E, consequentemente, do rendimento total de todo o estabelecimento.

Como é que as empresas organizam as gorjetas?

Em diferentes esferas de negócio, a receção e distribuição de gorjetas é organizada de diferentes formas. Por um lado, as gorjetas são recebidas principalmente em dinheiro e, por outro lado, como no caso dos parceiros Bill&Tip, utilizam um código QR que o cliente pode facilmente digitalizar com o seu smartphone e transferir dinheiro eletrónico, cuja utilização está a aumentar rapidamente em todo o mundo, ano após ano, empurrando o dinheiro para o passado. Em alguns locais (geralmente em estabelecimentos que privilegiam o dinheiro), a gorjeta no final do turno, ou mais frequentemente em intervalos longos, é partilhada por todos. Quando são utilizadas ferramentas adicionais para dar gorjetas, como a nossa aplicação de gorjetas sem dinheiro, o crédito é dado instantaneamente a cada empregado. De acordo com o feedback das equipas, esta é uma excelente forma de controlar as suas finanças.

No que diz respeito ao sector da restauração, os empresários valorizam as gorjetas como uma parte significativa do sistema de recompensa dos seus empregados. Recomenda-se que se avalie regularmente o rendimento mensal total dos empregados: salário com bónus e montante das gorjetas. Isto ajuda a manter os níveis de rendimento dos empregados competitivos. Os empresários notaram que, nos últimos anos, os hóspedes estão a deixar cada vez mais gorjetas através de serviços como o Bill&Tip. Isto simplifica o processo e permite recolher o feedback dos clientes sobre a qualidade do serviço e determinar a classificação dos melhores da equipa.

O que dizem os empregados sobre as gorjetas?

A gorjeta é um grande motivador para a equipa, pois aumenta diretamente o rendimento pessoal.

Os empregados afirmam que conhecer os princípios básicos da comunicação correcta e os padrões de serviço permite sentir os clientes e escolher a forma de comunicar com eles. E também é preciso ser capaz de deixar tudo o que é pessoal atrás das portas do trabalho, porque os hóspedes sentem-no. Abordamos este tema com mais pormenor noutros artigos do blogue Bill & Tip sobre serviço. Leia e partilhe com aqueles que possam achar interessante e útil!

No entanto, há outro ingrediente secreto - a atmosfera do local. Desde o parque de estacionamento, à área de entrada e ao bengaleiro, tudo em conjunto afecta a experiência do cliente e a sua decisão de dar gorjeta.

Quanto dar de gorjeta em Portugal e noutros países?

Na maior parte dos países do mundo, a gorjeta habitual é de 10% da conta. Portugal é semelhante à Suécia, Brasil, Estónia, República Checa, Itália, Noruega e muitos outros países.

No Japão, Coreia do Sul, Hong Kong e China é considerado um insulto dar gorjeta. Ao mesmo tempo, na China, as gorjetas são aceites, por exemplo, pelos guias de grupo e pelos motoristas de autocarros turísticos, simplesmente porque os seus salários são baixos e ficam felizes por terem um rendimento extra. O montante da gratificação é deixado ao critério de quem dá a gorjeta.

Na Suíça, não se dá gorjeta, uma vez que a legislação local exige que os custos de todos os serviços já estejam incluídos no preço que o hóspede vê na lista de preços.

Nos Estados Unidos, na maioria dos sítios, terá de pagar 20% do cheque. Tem de o fazer exatamente, porque é uma obrigação. Se der menos ou não pagar, o cliente será alertado para o erro e, se se recusar a pagar, em alguns estados podem até chamar a polícia.

Nos restaurantes do Reino Unido, a gorjeta já está muitas vezes incluída na fatura e é uma taxa de serviço. Esta taxa corresponde normalmente a 12,5% da fatura. Pode pedir que a gorjeta seja excluída da conta, mas terá de justificar o seu pedido. Em média, é habitual deixar 5-10%. O mesmo se aplica aos salões de beleza e aos táxis.

Os guias de Berlim não se queixam da falta de gorjetas, que são normalmente os mesmos 5-10%.

Para a maioria das pessoas em todo o mundo, o desejo natural de agradecer a uma pessoa que demonstrou atenção, profissionalismo e um elevado nível de serviço mantém-se inalterado.

Parece que as gorjetas estão connosco para sempre. As realidades mudam apenas a forma de as receber. O dinheiro está a dar lugar a métodos de pagamento mais cómodos e modernos, como o pagamento por código QR.

A cuidar de si e do seu negócio,

Equipa Bill e Tip.

Para saber mais sobre o sistema de gorjetas Bill&Tip ou solicitar uma consulta à nossa equipa, basta seguir esta ligação.

powered by studio351.pt
Restaurantes, Cafés, Bars Bill&Tip