Bill & Tip Blogue

Como dar gorjetas em estúdios de beleza, barbearias, SPAs e como isso afecta a motivação dos empregados

Como dar gorjetas em estúdios de beleza, barbearias, SPAs e como isso afecta a motivação dos empregados
Há pouco tempo, as gorjetas eram deixadas apenas nos restaurantes. Atualmente, a prática de dar gorjetas pela qualidade do serviço está a espalhar-se por todas as áreas de serviço, incluindo estúdios de beleza, barbearias e spas. A forma como os clientes decidem dar gorjeta também está a mudar, uma consequência do período de pandemia e da rápida digitalização.

Para saber como está a correr a gorjeta no segmento da beleza, falámos com proprietários de estúdios de beleza e, no artigo de hoje, partilhamos consigo as principais tendências.

Os clientes estão dispostos a agradecer financeiramente aos empregados

A decisão é influenciada pela qualidade, rapidez do serviço, estado de espírito do cliente e recomendações adicionais após o procedimento. Como mostra a prática, o valor das gorjetas na Europa corresponde, em média, a 10-15% do montante do cheque. Ao mesmo tempo, o montante da remuneração nem sempre é importante para os próprios especialistas. No entanto, é importante para o mestre que, da próxima vez, o cliente volte para ele. Neste caso, as gorjetas funcionam como uma espécie de teste decisivo e mostram se a pessoa gostou ou não. O incentivo para trabalhar melhor também aumenta, porque, a nível emocional, a pessoa sente-se mais solicitada.

Os clientes passaram a utilizar a Internet

Os pagamentos em numerário quase deixaram de existir.

Cada vez mais, os clientes não têm dinheiro consigo. É agora mais conveniente (e durante a pandemia era mais seguro) pagar um serviço em linha. A percentagem de pagamentos sem dinheiro em todo o mundo está a aumentar rapidamente. Por exemplo, em Portugal, de acordo com o Jornal Económico, o XIII relatório sobre as tendências dos métodos de pagamento divulgado pela Minsait Payments, uma empresa do grupo Indra, os portugueses preferem os pagamentos sem dinheiro em 2023. A percentagem de adultos com contas bancárias é de 92,6% e a percentagem de adultos que utilizam a Internet é de 84,5%, mais do que em 2022. Portugal é também o terceiro país europeu onde os pagamentos sem numerário são mais procurados, com 59% da população, à frente apenas do Reino Unido (69%) e de Espanha (72%).

A tendência também teve um impacto na gorjeta - os clientes agora também querem deixar uma gorjeta que não seja em dinheiro. Há alguns anos, esta esfera estava associada apenas ao dinheiro.

Utilizar produtos digitais para aceitar sugestões

É sabido que uma empresa que reage prontamente aos pedidos e tendências dos clientes está muito à frente dos seus concorrentes. Por exemplo, o sector da beleza dos EUA utiliza amplamente sistemas que permitem aos clientes escolher rapidamente o valor de uma gorjeta que não seja em dinheiro e pagar imediatamente. De acordo com os empresários, se criar um sistema cómodo e lembrar ao cliente que esta opção está disponível, os clientes darão gorjeta.

O pagamento sem dinheiro tornou-se sinónimo de conveniência absoluta, pelo que o dinheiro é agora uma raridade para os clientes. Já não é necessário andar sempre com uma carteira, com medo de a perder ou de se esquecer de a trazer consigo. No seu lugar, está o telemóvel ou o relógio. A evolução lógica para a digitalização continua.

A melhor maneira de dizer: "Obrigado!"

O abandono do dinheiro vivo incentivou as startups de TI, os bancos e as grandes empresas de fintech a desenvolverem serviços de gorjeta online. O crescimento do mercado também foi afetado pelo facto de as empresas que utilizam produtos como o nosso Bill&Tip, por exemplo, já não precisarem de incluir a gorjeta no cheque se o cliente quiser deixá-lo sem dinheiro. Também não precisam de administrar a gorjeta, como é o caso quando a gorjeta é deixada através de um terminal bancário / TPA. Isto reduz significativamente o tempo e a carga de trabalho do pessoal administrativo e dos contabilistas. O sistema faz todos os cálculos automaticamente com base nos parâmetros escolhidos e transfere as gorjetas diretamente para cada empregado.

Cómodo para todos: empresa, empregados, serviço financeiro. O proprietário vê quem e em que montante recebe a remuneração. Isto permite-lhe avaliar o nível de profissionalismo e a relevância do empregado. O próprio especialista vê uma discriminação pormenorizada dos pagamentos. É também uma excelente forma de motivar a equipa, uma vez que o empregado pode receber gorjetas e levantá-las no seu cartão bancário no mesmo dia.

Os serviços de gorjetas em linha permitem normalmente que o cliente transfira a recompensa através de um código QR. Este código é colocado nos cartões dos empregados, nos balcões dos estúdios, em autocolantes de marca e em cheques. O serviço Bill&Tip permite-lhe deixar uma gorjeta não só por código QR, mas também com a ajuda de uma ligação direta - criada para uma equipa ou um especialista individual. A ligação pode ser enviada por SMS ou messenger juntamente com um pedido para deixar uma gorjeta.

Assim, as estatísticas sobre o crescimento dos pagamentos sem dinheiro e o feedback dos próprios proprietários de empresas confirmam que a cultura da gorjeta cresceu. O segmento da beleza não é exceção - os clientes querem cada vez mais dar gorjetas aos seus especialistas online. E existem ferramentas modernas para satisfazer esta procura.

Deixe que os seus serviços sejam de alta qualidade, que a sua abordagem aos clientes seja individual e que os seus métodos de negócio sejam relevantes para as exigências da época. Seja o primeiro, esteja à frente!

A cuidar de si e do seu negócio,

Equipa Bill e Tip.

Para saber mais sobre o sistema de gorjetas Bill&Tip ou solicitar uma consulta à nossa equipa, basta seguir esta ligação.

powered by studio351.pt
Cabeleireiros, Barbershops, SPA